Canoa Quebrada / Ceará

27 fev





E lá fomos nós para um carnaval longe do ziriguidum e rainhas de baterias, com parada em Canoa Quebrada/Ceará, distrito do município de Aracati, emoldurada pelos seus coqueiros, dunas e falésias. No melhor estilo chinelos nos pés e biquínis o dia inteiro, foram dias de muito sol, passeios, paisagens magníficas e …. Pina Colada.

*ANOTE:
@ Ficamos hospedados no Long Beach / Canoa Quebrada , 5 minutos walking distance do centrinho e a 350 metros da praia de Canoa Quebrada. O hotel é um charme com seus bangalôs distribuídos numa área de muito verde. Há um lounge com muitos sofás e poltronas para um bom bate papo ou se jogar por alí para curtir o visual. Nosso quarto, espaçoso e o banheiro – confesso que tenho um olhar clínico para banheiros e lavabos – inteiro de cimento queimado com o tampo em madeira – cool e contemporâneo. Ainda tínhamos um segundo andar, com um lounge para ver as estrelas à noite.
Will, o public relations do hotel, é quem agita tudo por alí! Ótimo papo e tem dicas preciosas sobre toda a região.

@ O translado de Fortaleza até Canoa Quebrada, é feito de taxi e leva 2h30. Reserve com antecedência.

@ No nosso primeiro dia choveu. Logo … fomos conhecer Aracati – 14km de Canoa Quebrada.
Há a bela Igreja matriz da cidade datada de 1785 e a Rua Coronel Alexanzito, que é uma região tombada.
A colonização portuguesa ainda está presente na fachada antiga das casas e seus  azulejos da época. Na volta para Canoa Quebrada, paramos em Porto Canoa, um antigo resort onde funcionava um belíssimo hotel e resturantes. Vale a pena dar uma entrada. A paisagem é belíssima apesar do abandono claro.

@ A praia de Canoa Quebrada é bem longa e foi palco de muitas caminhadas no fim do dia. Em uma das pontas /  sentido Ponta Grossa, há muitos bares na praia , passeios de jangadas e falésias por todos os lados. É possível entrar no centrinho através de uma  passarela que lá se encontra. No outro sentido, é possível admirar a vista até os enormes cata-ventos. Como era carnaval, a praia estava muito cheia. Preferimos explorar outra regiões.

@ A região é rica em fazendas e cultivo de camarões. É possívei ir num pesque e pague.

@ Fizemos um passeio de quadricíclo com um visual maravilhoso e muitas emoções. Começamos passando no meio de matas, pequenos vilarejos com crianças correndo pelas ruas de terra. A energia era incrível com as dunas, o Rio Jaguaribe, o mangue, o mar, os enormes cata-ventos que produzem energia eólica, todos no mesmo cenário. Passamos também pelo Sítio do Cumbe onde além do ski-bunda e a vista incrível, o entorno é de cultivo de camarão, ostras e tilápias.  Durante o passeio, choveu muuito e minha máquina pifouu!!! Ela voltou a funcionar, mas tirei 300 fotos literalmente no escuro, pois o visor de imagem pifou!    canoaadventure.com

@ Saímos bem cedo com nosso buggeiro para Ponta Grossa  –  34 km de Canoa Quebrada. O percurso é todo feito na praia, pertinho do mar, tendo que em alguns momentos, entrar dentro dos vilarejos, cortando caminho entre suas pequenas praças e igrejas. Paisagem marraaaavilhosa! Dunas, muitas falésias, Gruta do Diabo, casinhas de pescadores e muitas jangadas abandonadas.

@ Bom, aqui em casa tem praticante de kitesurf …. dias incríveis!
Pontos de kite em Canoa Quebrada:
1. Barra do Fortinho / região das lagoas entre o  mar e Rio Jaguaribe   / 15 km de Canoa à beira mar
2. Barraca  Bom Motivo / região na própria praia de Canoa, onde é permitido praticar kite
3.Ir de buggy até Ponta Grossa e retornar de down-wind com kite
É possível praticar kite o ano todo. Porém, jul,ag, set, até nov, é o melhor vento
Fev, mar, ab, maio … época chuva
extremekiteschool@hotmail.com.br / site em construção / falar com Miriam ou Daniel

@ A  Broadway – ¨BRODI ¨- , é a única rua do vilarejo. É por lá que rola o agito de bares, retaurantes, lojinhas de artesanato e  dance para todo gosto!  A noitada começa tarde e vai noite adentro!!!

* CABANA : CARNES

*BAREVOLUÇÃO: ITALIANO  / NA RUA PARALELA DA BROADWAY

* COSTA BRAVA : PAELLAS

*CANTINA : FRANCÊS

*DELICATESSE DE PARIS : BOULANGERIE CHARMOSA

* DONA : COMIDA CASEIRA

* NAIM: COMIDA CASEIRA

* EL ARGENTINO: PICANHA DELICIOSA COM VISTA PARA O MAR

* BAOBAB: CAFÉ MUSIC BAR  / NOVO, COM SOM MAIS DISCO

* JUNTOS E MISTURADOS: VERDADEIRO FORRÓ DE CANOA  / promoção cerveja …. 3 por R$ 10,00

* REGARTI: PIZZA BAR PARA CURTIR ATÉ DE MADRUGADA, COM MESAS DE SINUKA NO ANDAR DE CIMA

*SORVETERIA ARTESANAL ZERO GRAU:  FUI LITERALMENTE TODOS OS DIAS!! SUPER DELÍCIA!

O centrinho ainda oferece mercadinhos, farmácia, Banco do Brasil
Não deixe de experimentar a MELOSCA … mel de cajú, vodka e suco de limão … huummmm

Com certeza foi uma viagem para curtir visuais e paisagens incríveis, estar em contato com a natureza. Um verdadeiro presente para o corpo e para a alma. Porém, achamos a praia de Canoa Quebrada e praias vizinhas, muito sujas. Garrafas, latinhas de cerveja, saco plásticos, restos de lixo. Muito é jogado nas praias e próprias falésias. A chuva vem e se encarrega de distribuir e matar tartarugas sufocadas por plástico!!!  Sabemos que a prefeitura e entidades locais investem quase nada em coleta de lixo e limpeza de Canoa Quebrada e até de Aracati.
De janeiro até junho é proibido pescar lagostas, época de baixa para os pescadores que ganham a ¨BOLSA PESCADOR¨, na faixa de R$ 700,00. Já que a prefeitura propicía esse benefício aos pescadores, seria de tamanha importância se isso fosse revertido em algo positivo como criar uma consciência ecológica através de instrução e educação, para que as praias e toda sua natureza fossem preservadas e protegidas do lixo produzido pelos próprios moradores.É claro que para isso acontecer, a prefeitura é responsável em criar estrutura não só para os pescadores e suas famílias mas para todos os turistas que vem de todas partes do mundo apreciar tanta beleza. #ficaadica

Anúncios

2 Respostas to “Canoa Quebrada / Ceará”

  1. Natalia 02/03/2012 às 22:23 #

    Como assim paelha em c. Quebrada!?!?!? Preciso ir lá ver isso!

  2. Andrea Giaffone 08/03/2012 às 13:39 #

    por supuesto carrani !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: