CASA AMARELA / ESPAÇO CULTURAL

20 jun

A CASA AMARELA, um novo espaço para discussão de arte, cultura, política, sociedade e meio ambiente em São Paulo, abre suas portas ao público e apresenta o MUSEU XINGU, uma exposição permanente de artefatos indígenas, legado singular dos Irmãos Villas Bôas que integraram por mais de 30 anos a Expedição Roncador-Xingu e documentaram a presença histórica das nações indígenas do Brasil.

Ampliando o conceito da coleção, que até o ano passado ficava no Espaço Cultural Yágizi, o Museu agora abrigado na Casa Amarela vem com a proposta de levar esse patrimônio de importância histórica e cultural a um público maior. O coordenador geral da Casa é Ricardo Young Silva, também diretor do IDS Instituto de Democracia e Sustentabilidade e ex-presidente e sócio fundador do Instituto ETHOS.

São cerca de 150 peças adquiridas do próprio Orlando Villas Bôas, ainda nos anos 70. Instrumentos e objetos de vários usos – confeccionadas com fibras, penas, argila, madeira e decoradas com urucum e jenipapo. “A grande panela Kamulüpe dos Waurá é uma de nossas raridades, mas a panela preferida de Orlando era a Tsak-Tsak, que cozinha à vapor. Ele até pediu para alguns ceramistas paulistas copiá-la, mas foi em vão a investida.”, conta Maria Paula Almeida, curadora da coleção.

Segundo Heráclio Silva, diretor do IAED Instituto de Arte Educação e Desenvolvimento, que mantém o Museu Xingu, “O interessante é a presença constante dos índios, que acabam enriquecendo a proposta inicial de conservação e atuando como parceiros, contando suas histórias, participando e provendo o museu de materiais que consideram importantes. E ainda contam com a loja de comércio justo, PONTO SOLIDÁRIO, também na Casa, para comercializar seus produtos atuais. Podemos dizer que somos um museu vivo.”

Localizado na rua José Maria Lisboa 838, nos Jardins, o Museu Xingu é de fácil acesso e oferece estacionamento grátis. Fica aberto de segunda à sexta das 14h às 19h e tem entrada franca. Visitas guiadas ou aos sábados podem ser agendadas antecipadamente por email ou telefone. Para mais informações, acesse: contato@casaamarela.art.br

Sobre a Casa Amarela:
Um novo espaço na cidade de São Paulo para desenvolvimento de projetos culturais, artísticos e educativos, a Casa Amarela abriga, além do Museu Xingu, o IAED Instituto de Arte Educação e Desenvolvimento que mantém o Museu Xingu e cerca de 1500 obras de arte do acervo da família Young Silva, das décadas de 60 a 90. Carlos Paez Vilaró, Fernando Odriozola, João Rossi, Mira Schendel e Fernando Coelho são alguns dos artistas. A Casa conta com um espaço expositivo para mostras rotativas e promove uma série de atividades sócio-culturais, como oficinas e palestras. A loja de comércio justo Ponto Solidário (www.pontosolidario.org.br) e o escritório de Ricardo Young também fazem parte do local. #ficaadica

Museu Xingu I Casa Amarela
Maria Paula Almeida
11 3884 8627 | 11 3884 9112
http://www.casaamarela.art.br/
contato@casaamarela.art.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: